GLADIS PEDERSEN DE OLIVEIRA
Nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Graduada em Pedagogia e Pós Graduada em Ciências da Educação e Psicopedagogia pela UFRGS. Possui curso de extensão universitária em logoterapia pelo Instituto de Psicologia da PUCRS. Foi membro do Conselho departamental da Faculdade de Educação da UFRGS e supervisora administrativa da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Exerceu magistério nas disciplinas de Sociologia, Filosofia, Didática da História e Biologia da Educação. Exerceu a direção e supervisão pedagógica de escolas públicas e particulares de Porto Alegre.
Como escritora na área da Educação, é autora dos livros: “A Literatura e a Mágica da Arte de Contar Histórias” ; “Educação- a arte de manejar o caráter” ; “Cartilha para os pais”; “Cartilha para os Jovens” e o livro ilustrado infanto-juvenil em parceria com o ilustrador Dimitrius Gutierrez, “Sapiente, o Sapo sabido”. Livros editados pela Editora Olsen.
Na atividade espírita atuou desde 1965 nas áreas de Evangelização espírita infanto-juvenil e família, a convite de Dinah Fagundes Rocha e Cecília Rocha.

Fez parte da diretoria executiva da FERGS, de 1988 a 2009,ocupando cargos de direção de departamentos, vice presidência e a presidência.
Foi criadora, organizadora e coordenadora do “Projeto Conte Mais”, que resgatou 238 histórias de alto cunho moral, eu ilustraram os planos de aulas do DIJ/FERGS e que está composto pela coleção de quatro volumes: Conte Mais 1,2,3 e 4.
É organizadora dos livros ilustrados infanto-juvenis, editados pela editora Francisco Spinelli, da FERGS, em parceria com o ilustrador Dimitrius Gutierrez: “A fuga d Zé”, “O gatinho mimoso”, “O sonho de Carolina”, “O biscoitão redondo”, “O passeio da Estrelinha Azul”, “A Formiga e o Gafanhoto”, “A Borboleta Amarela”, “As sementes contaram”, “A Casa da Velhinha”, “A pandorga do Sabiá”, “Os três amiguinhos”, “Os pintinhos de Beatriz”, “Que coisa esquisita”, “As palavras mágicas”, “O lobo e os porquinhos”, “A abelhinha Dulcinéia”, “A corrida dos coelhinhos”, “ A menina do farol”. Todos pela editora Francisco Spinelli.
É autora do livro “A missão e os missionários”, que relata a biografia de Cecília Rocha, pioneira da evangelização espírita infanto-juvenil no Brasil e da implantação desta tarefa no Brasil e em outros países.
Atualmente desenvolve atividade como contadora de histórias edificantes que ajudam a criança e o jovem a construir a identidade móvel positiva a partir da sua identificação com os personagens das histórias, seus erros, acertos, atitudes de formação de conduta, provocando reflexão sobre a vivência da boa moral.
Ministra oficinas de capacitação para educadores, pais e evangelizadores na arte de contar boas e edificantes histórias. Coordena equipe de contadores de história dentro do projeto Bem-Te-Vi, contando histórias que atua em escolas de Porto Alegre, outros municípios do Estado e em várias localidades no Brasil.
Faz palestras motivadoras em escolas, para professores, ais e alunos e outros eventos de caráter educativo. Participa de seminários, encontros ,congressos como espírita educadora e escritora, no Brasil e exterior.